Psi ?

Desmistificando a Psicologia...

13:51

Teorias da Psicologia

Postado por Luciana Caetano |




Existem milhares de abordagens teóricas em Psicoterapia. Algumas reconhecidas pelo meio acadêmico, outras não.
As principais teorias da personalidade são:

1. Behaviorismo: esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê". Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Ele crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive.

2. Gestalt: A Psicologia da forma é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Tem aplicação na área da publicidade.

3. Psicanálise: A teoria psicanalítica foi elaborada e sistematizada por Freud, é uma das teorias mais influentes sobre os mecanismos que movem a personalidade e os processos do inconsciente que dirigem a funcionalidade e o comportamento pessoal. Através de conversas com seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas originaram-se de inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e fantasias de natureza sexual.

4. Psicologia Humanista: é centrada na pessoa e não no comportamento, enfatiza a condição de liberdade contra a pretensão determinista. Visa à compreensão e o bem-estar da pessoa não o controle. Segundo esta teoria, o indivíduo é o único que tem potencialidade de saber a totalidade da dinâmica de seu comportamento e das suas percepções da realidade e de descobrir comportamentos mais apropriados para si. Os principais constituintes deste movimento são: Carl Rogers e Abraham Maslow.

5. Psicologia Analítica: também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Jung o qual se distingue da psicanálise, por uma noção mais alargada da libido e pela introdução do conceito de inconsciente coletivo. Jung tinha das tradições da alquimia, da mitologia e do estudo comparado da história das religiões, e as quais ele veio a compreender como autoreapresentações de processos psíquicos inconscientes.

6 comentários:

Anônimo disse...

ahaa ¬¬'

Anônimo disse...

tendi nad's meeo (6

Diego Maia disse...

O resumo ta muito bom. Pena essa figura que você colocou que propõe um humor que distorce a teoria psicanalítica. Troca a figura e fica tudo 100%.

Abraço

Anne disse...

concordo com o comentário do Diego. O resumo está bom, mas a figura destoa do conteúdo e distorce a beleza da Psicanálise

Anônimo disse...

sou formado em gestão de recursos humanos e me interessei muito pela pós - graduação em teoria psicanalítica , é viavel eu fazer ?

Anônimo disse...

Minha filha é psicologa, tem 24 anos, pretende fazer curso na Austrália. Qual seria indicado?

Postar um comentário

Subscribe