Psi ?

Desmistificando a Psicologia...

23:48

Psicólogos e Planos de saúde

Postado por Luciana Caetano |



Agora com a nova resolução da ANS é freqüente ouvir a pergunta: Você aceita convênio? A minha resposta é não, por simples dificuldade de conseguir o cadastramento em planos de saúdes que fazem inúmeras exigências, como ser pessoa jurídica, entre outros. E os pagamentos por sessão estão entre R$17,00 a R$35,00 a depender do plano.

Terminado o desabafo, vamos ao que interessa: conhecer exatamente os seus direitos de usuário do plano de saúde em relação à psicoterapia! A resolução normativa de 8 de janeiro de 2008, atualiza o rol de Procedimentos obrigatórios que os planos de saúde. A resolução estabelece, entre outras coisas:

1. O médico é o responsável pelo encaminhamento do paciente à psicoterapia, ou seja, apenas ele usando critérios que eu desconheço pode autorizar o paciente a se submeter a psicoterapia.

2. Nos contratos do segmento ambulatorial é obrigatória a cobertura de psicoterapia de crise com duração máxima de 12 (doze) semanas, limitadas a 12 (doze) sessões por ano. Como se o processo de terapia fosse concluindo em apenas 3 meses! Nem psicoterapia breve!

3. O psicólogo poderá negociar com a operadora a extensão das consultas. Algumas operadoras já fazem isso, mas não são obrigadas. Geralmente as operadoras ficam com a cobertura obrigatória e o usuário tem que arcar com os custos extras.

4. Os honorários ficaram a critério das operadoras sem tabela especifica. Por isso, cobra-se quanto se quer e muito abaixo do valor fixado pela tabela do Conselho Federal de Psicologia.

5. Se o seu plano de saúde não credencia psicólogo, você por denunciar no site da
ANS (www.ans.gov.br) ou ainda pelo telefone 0800-701-9656. A denúncia deverá ser bem fundamentada com nome, data da ocorrência e o relato do fato.

3 comentários:

" Maíra Perrout " disse...

Olá, sou a Maíra do Grupo EC,

Olhando seu site, verifiquei que ele tem potencial para ser nosso parceiro, por isso temos uma proposta de parceria para rentabilizar seu site através de plataforma de e-mail marketing.

Por favor entre em contato das 9 as 17:30 pelos canais abaixo:

Tel: (11) 3207-6000 ramal 24
E-mail: maira.reis@grupoec.com.br

Aproveite e acesse nosso site www.grupoec.com.br para ver nossos anunciantes.

Vanessa Camillo Ziareski disse...

Estou buscando maiores informações sobre como me credenciar para atendimento por meio de Planos de Saúde e lendo seu post, fiquei pensando que ainda vemos a Terapia como artigo de luxo, como algo dispensável, em uma época em que é possivel perceber que muitas doenças físicas são consequencias de dificuldades emocionais, isso sem valor da quantidade de individuos com doenças psiquicas,quando iremos mudar essa visão?
Quando iremos tratar a causa, evitando a consequência?
Fica o desabafo de uma profissional que acredita e vê o resultado do seu trabalho.

Anônimo disse...

Fica aqui a frase: A doença é consequencia das palavras que a língua não pode dizer.
Camila Sampaio Oliveira
Psicóloga
camila22silva@hotmail.com

Postar um comentário

Subscribe